O Programa Engenheiras Por Um Dia mantém como principal objetivo promover, junto das jovens estudantes dos ensinos básico e secundário, a opção pelas engenharias e pelas tecnologias (STEM), desconstruindo a ideia de que estas são domínios exclusivamente masculinos, combatendo os estereótipos que condicionam as suas opções escolares e de carreira.
As atividades, que vão desde desafios de engenharia e visitas de estudo a ações de mentoria e de role model e workshops, têm sempre uma componente multidisciplinar e de complemento ao programa escolar, e envolvem uma grande rede de parcerias de vários setores de atividade.
Promovido pelo Governo português, o Programa Engenheiras Por Um Dia está integrado na Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação – Portugal Mais Igual e, desde a sua criação, em 2017, já alcançou 12.554 jovens do 3º ciclo e do ensino secundário, através de atividades práticas laboratoriais, sessões de role model e mentoria.
Ontem, dia 4 de maio, 32 alunas do ensino secundário participaram - em Viana do Castelo - no Girls in ICT Day. Uma iniciativa internacional da União Internacional das Telecomunicações, cujo propósito é aumentar a consciencialização e a participação das raparigas nas oportunidades de carreiras em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Informática.
Num encontro entre entidades parceiras e as escolas participantes no Programa, foram organizados laboratórios de Engenharia e Tecnologia (STEM LABS), num dia inteiro de atividades práticas e dinâmicas com laboratórios de engenharia e tecnologia, dirigidos às escolas.
E o AESCD esteve lá, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
Programa:
07h00 - saída de Sta. Cba. Dão
09h15 - Registo das escolas participantes
10h00 - 13h00 | Laboratórios de Engenharia e Tecnologia
13h00 - 14h00| Almoço
14h00 - 17h00| Laboratórios de Engenharia e Tecnologia
21h00 - chegada a Sta. Cba. Dão
Os melhores agradecimentos à Autarquia, pela cedência do transporte.
Descobri-quê?, pelo Teatro Nacional Dna. Maria II - no dia 28 de abril
Participaram os alunos do 2.º CEB, do 3.º CEB e ainda do curso profissional de turismo - no total, cerca de 350 alunos do AESCD.
Um espetáculo que pretende contribuir para a descolonização – enquanto gesto inacabado, portanto constante e continuado – do ensino do período histórico designado como descobrimentos, quebrando uma série de narrativas oficiais que romantizam esta época e procurando uma confrontação com o passado invasor, expansionista e colonialista português. Este espetáculo é orientado para um público juvenil e resulta da colaboração dos criadores da Estrutura (Cátia Pinheiro e José Nunes) com o artista, performer e arte-educador Dori Nigro.
Agradecemos à Autarquia e ao CMAD o contributo prestado, favorecendo - junto dos nossos alunos - o acesso à cultura artística do que de melhor se faz no nosso país.
Este programa cumpre ainda um propósito explícito da integração do AESCD no PNA (Plano Nacional das Artes).
29 de abril/2023 - Mais um dia muito feliz!
Hoje, os nossos campeões venceram as Escolíadas, em Viseu - pólo 1, sessão 1.
Obrigada a toda a grande equipa - no palco, nos "bastidores" e na plateia.
Somos Santa Comba!
E não esqueçamos que no próximo dia 26 de maio temos de ir apoiá-los, a Águeda. Vale a pena assistir à atuação dos nossos meninos - até porque eles são muito autónomos e criativos nas suas criações. E, acima de tudo, são excelentes!
Muitos parabéns!
A Diretora, Madalena Dinis
Feira de Educação, Formação e Empregabilidade
O AESCD marcou presença na maior Feira de Educação, Formação e Empregabilidade do país, que anualmente se realiza na FIL, em Lisboa.
No âmbito do processo de orientação vocacional dinamizado pelos Serviços de Psicologia e Orientação do AESCD, 36 alunos do 12ºano puderam explorar um vasto leque de ofertas formativas e obter informações mais detalhadas que certamente os apoiarão na tomada de decisão sobre o seu futuro escolar e profissional.
Endereçamos um especial agradecimento à Autarquia pelo apoio prestado, aos Encarregados de Educação pela sua disponibilidade e colaboração na realização da atividade, às Psicólogas Catarina Gonçalves e Carla Martins e ainda aos docentes acompanhantes Paula Oliveira, Dulce Pereira e João Costa.