Concurso Nacional de Leitura 2023
A 16.ª edição do Concurso Nacional de Leitura decorre entre o dia 12 de outubro de 2022, data oficial de abertura, e o dia 3 de junho de 2023, dia da grande Final.
Cabe ao Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) a iniciativa e o desenvolvimento do CNL, nas fases consecutivas: Fase Escolar/Concelhia, Fase Intermunicipal e Fase Nacional.
A Fase Escolar/Concelhia, engloba as provas nas escolas, fazendo intervir a Biblioteca Escolar, com o apoio da Biblioteca Municipal.
Vem participar!!!
Faz a tua inscrição com o teu professor de Português ou na tua biblioteca escolar.
Caros Alunos, Famílias, Senhor Presidente da CM, Caros Professores, Senhores Convidados, Senhores Assistentes, grande equipa CMAD.
Cumprindo a tradição, hoje é dia de comemorar o sucesso e o mérito. Hoje é dia de aplaudir o resultado do desempenho dos nossos alunos, de reconhecer o seu trabalho.
O Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão orgulha-se de todos eles. Reconhece que é composto pelos melhores alunos, e são eles o nosso foco, o primeiro e exclusivo interesse da Escola!
Crianças e jovens irreverentes, interventivos, inconformados, que não se contentam apenas com aquilo que já são, que já têm e nem apenas com o que os rodeia. Querem mais – querem aprender a vida. Querem até aprender o que ainda não é conhecido - e estes são os mais fáceis de educar! Não raro, afirmamos que estes são os que dão gosto…
Mas também temos os outros, os que nos obrigam a questionarmo-nos acerca dos valores atuais da sociedade e da família que tudo imputa à escola e que se acha inimputável face aos seus sucessivos incumprimentos. Criam-se os filhos nos alicerces dos direitos exclusivos e inconsequentes: no direito à palavra indevida, à arrogância, à ingratidão, à falta de decoro, à falta de respeito, de regras e de disciplina. São os inimputáveis do século XXI: consideram não ter deveres, não ter obrigações - manipuladores, vão assumindo esta postura altiva perante todos - e a Escola, atónita, interroga-se, multiplica-se em esforços e ações, mas sente-se incapaz de debelar esta crise de valores…
Que tempos tão confusos!
Temos de parar e perguntarmo-nos se é realmente este o futuro comum que queremos construir para eles e para nós.
Kant escreveu que “o homem não é nada daquilo que a educação faz dele. A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade […] É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade”.
À família, à escola, aos dirigentes, aos poderes de decisão e a todos nós, compete compreender o modo como são transmitidos valores às crianças, bem como o nosso papel diante de tal tarefa.
A emergência da crise de valores é um facto e provoca a necessidade e a urgência de educar, de formar - na escola, naturalmente, mas em primeiro lugar, na família!
Tenhamos consciência de que os valores fundamentam as nossas atitudes, influenciam as nossas opções, condicionam a nossa conduta e estão na base dos nossos comportamentos pessoais e sociais. Eles exercem uma influência profunda no desenvolvimento da nossa personalidade e na forma como nos relacionamos com os outros e com o mundo.
Se quisermos salvar o futuro dos nossos filhos, fazer com que acreditem em nós, e nos levem a sério, temos de demonstrar-lhes - através do nosso exemplo diário - que o respeito, o civismo, o sentido de responsabilidade, o trabalho, o esforço, a persistência, a disciplina, podem marcar a vida de cada um de nós e a de todos em especial, na construção efetiva de uma Escola e de uma sociedade melhores e mais equilibradas.
Meus estimados alunos, quis hoje conduzir-vos nestes instantes de reflexão, porque depende também de vós a forma mais ou menos dourada com que podemos encarar a realidade do presente e o futuro que é mais vosso do que meu.
Convido por isso todos os presentes a celebrarem as vossas vitórias escolares nesta entrega dos Prémios Columba. A alegria de saber mais deve tornar-vos ainda mais felizes. Comungo convosco a emoção de terem chegado a este lugar de destaque e de reconhecer em vós o apoio da família, dos amigos e da Escola.
Faço votos, pois, de que esta cerimónia vos faça pensar nos vossos projetos e sonhos, estimulando-vos a trabalhar com afinco para uma melhor vida ainda mais bela e feliz. A flor (que segue no conjunto da nossa oferta) continua a ser destinada à mãe, e a toda a família - mimem-na em conjunto: a mãe, a flor e a família. Continuamos a precisar de esperança – e todos precisamos de progredir e de melhorar todos os dias.
Finalmente, não poderia terminar esta minha intervenção sem antes lançar um desafio e convidar cada aluno hoje reconhecido e galardoado a tornar-se tutor de um colega com mais dificuldades. Pensem num dos vossos colegas de escola que precise da vossa ajuda e cedam-lhe o vosso apoio e um pouco do vosso tempo - e eu aguardarei notícias vossas e deles.
Espero assim, que no próximo ano, vocês sejam ainda melhores e tragam muitos mais convosco, pois já todos compreendemos que nada se constrói sem trabalho, sem esforço, sem apoio - na Escola e na Vida.
Obrigada!
A Diretora, Madalena Dinis
No dia 10 de outubro celebrou-se o Dia Mundial da Saúde Mental!
Este ano, o tema escolhido pela Federação Mundial para a Saúde Mental foi:
“Tornar a Saúde Mental e o Bem Estar uma prioridade global.”
A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), como membro da Global Psychology Alliance, contribuiu para um vídeo internacional onde mais de 34 países, em 26 línguas, partilharam o significado de Saúde Mental para cada um dos participantes.
Importa lembrar que todas as pessoas podem desenvolver problemas de Saúde Mental em algum momento das suas vidas e que através de intervenções psicológicas e terapias baseadas em evidência, os Psicólogos contribuem para diminuir o sofrimento e atuam nos processos de promoção da saúde!
Contem connosco!
Encontramo-nos ao vosso dispor!
As Psicólogas do AESCD
Catarina Gonçalves
Carla Martins