No dia 11 de Fevereiro, realizou-se no auditório da Escola Secundária de Santa Comba Dão uma palestra com a empresa de artesanato "A Feiticeira".
O Dia Mundial da Religião celebra-se anualmente a 21 de janeiro.
A religião é culto prestado a uma divindade, manifestando-se como uma crença pessoal, pautada pela fé. Proveniente do latim, a expressão significa a restauração da relação entre o homem e o universo sagrado.
Como existe uma variedade considerável de religiões, o Dia Mundial da Religião surgiu em 1949 com o intuito de promover a união das religiões existentes no mundo, tentando levar ainda mais fé e esperança aos povos tão diferentes entre si mas na verdade tão semelhantes no sentimento religioso.
Neste Dia Mundial da Religião os líderes religiosos apelam ao diálogo inter-religioso e por todo o mundo se incentiva ao respeito pela religião alheia e ao objetivo final da paz entre os povos.
Maiores religiões do mundo
- Cristianismo: 2.1 biliões
- Islamismo: 1.5 biliões
- Secular/Agnósticos/Ateus: 1.1 billiões
- Hinduísmo: 900 milhões
- Religião tradicional chinesa: 394 milhões
- Budismo: 376 milhões
- Indígena: 300 milhões
Religiões em Portugal - As religiões em Portugal com mais seguidores são a Católica, a Evangélica e a Testemunhas de Jeová. Segundo o Censos de 2011 as crenças dos portugueses dividem-se em:
- Católicos: 79,5%
- Sem religião: 14,2%
- Protestantes/Evangélicos: 2,8%
- Outros cristãos: 1,6%
- Testemunhas de Jeová: 1,5%
- Religiões não cristãs: 0,8%
Para assinalar esta data os alunos do 12ºA e o professor de EMRC, no dia 7 de fevereiro, dinamizaram uma atividade sobre as religiões dirigida aos alunos das turmas do 7.ºAno.
O OPE está de volta, pelo sexto ano consecutivo!
Os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola.
Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguir os votos dos colegas! Trata-se de um processo democrático que acontece em cada escola.
Nesta edição e na do próximo ano, os alunos devem apresentar propostas que relevem para a Inclusão e Bem-estar, com ações específicas que fomentem a inclusão de todos, mas sobretudo dos alunos mais vulneráveis e mais afetados pela pandemia, no âmbito da medida OPE Inclui, do Plano de Recuperação das Aprendizagens (“Plano 21|23 Escola+”).